mercado-central-2.jpeg
mercado-central-1.webp
mercado-central-3.jpeg
mercado-central-4.webp
4

Mercado Central

Para quem mora aqui ou vem de fora não há como lembrar de Teresina e esquecer do Mercado Central São José, popularmente conhecido como 'Mercado Velho', não é mesmo? O mais antigo centro comercial da cidade nasceu durante a transferência da capital, antigamente em Oeiras, e completou 157 anos de história.

O Mercado São José teve sua construção iniciada logo nos primeiros anos da transferência da capital do Piauí para Teresina, mais precisamente a construção foi iniciada em 1854 na administração do conselheiro José Antônio Saraiva na presidência da província do Piauí e foi inaugurado em 1860. Sua estrutura já teve várias obras de construção de espaços exteriores e reformas interiores como em 1956, 1960, 1972 e em 1984; em 2006 foi lhe acrescentado um restaurante popular que serve pratos típicos da gastronomia regional.

Localizado próximo às margens do rio Parnaíba e na divisa com a cidade de Timon, no Maranhão, o mercado é o cartão postal para quem chega em Teresina e permanece até hoje como ponto de exportação de mercadorias. Além disso, o lugar conserva a verdadeira tradição e cultura dos teresinenses, que se identificam com a história do Mercado Velho.

Referência:

Comida regional

Conheça nossa culinária

Você tem uma sugestão? 😃

Cadastre em nosso formulário que em breve será apresentado aqui.
Ver no mapa Compartilhar